Seguidores

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GRANDE EMPREENDIMENTO



                Fiz parte de uma organização de múltiplas atividades. A principal delas consistia na intermediação de vendas de quaisquer utilidades de usos diversos (eletrodomésticos, móveis, veículos automotores (desde automóveis, helicópteros, aviões, jet-skis, lanchas a navios).
                Havia na empresa um líder, que chefiava, orientava e avaliava o trabalho de cada um dos participantes. Tudo devia ser minuciosamente planejado, mediante a participação coesa de toda a equipe – mínimos detalhes deveriam ser levados em consideração – para a consecução e finalização das metas.
                Em determinado momento, apresentei a ideia da criação de uma empresa destinada ao fornecimento de mão-de-obra especializada na faxina de domicílios. Isso foi o suficiente para alterar o humor do chefe. Ele permaneceu em silêncio por alguns instantes e depois, com dedo em riste, dirigiu-se a mim:
 – parece que estamos diante de uma proposta inteiramente descabida, ingênua e inoportuna – só mesmo algum beócio poderia ser seu autor e esse simplório era nada mais que eu.
Depois disso, tive vontade de deixar a organização, esconder-me em algum local, que não fosse visto por meus colegas, tamanha a vergonha que sentia por ter cometido um gesto de vulgar ingenuidade. Mas, eu baixei uma proposta considerada fora dos propósitos, que deveriam atingir níveis de classes econômicas e socialmente elevadas, seletivamente e privilegiadas pela riqueza e fama.
Passado esse episódio, voltei-me a partilhar dos projetos de sofisticadas formas de assessoramento em vendas, primeiramente tudo era meticulosamente estudado e devidamente planejado, principalmente os perfis dos compradores dos nossos serviços e tudo era voltado à máxima de que nenhum comprador poderia ser perdido. Qualquer perda significava fracasso e esse vocábulo jamais poderia fazer parte desse organismo.
Um assunto mantido em sigilo por muito tempo poderia mudar completamente a nossa história. Sabia-se da existência de grande jazida de diamantes e procuravam-se orientações junto aos órgãos governamentais que estariam envolvidos nesse mega projeto.  Não era demais lembrar a todo o momento que o assunto deveria sempre ser tratado como altíssimo grau de confidencialidade, pois estariam em jogo milhões e milhões de reais. Nossa participação nesse projeto poderia, contando com o fator sorte, irrigar para o nosso caixa toda essa dinheirama. Toda a prudência se fazia necessária.
Não desisti e passei a compartilhar com toda a equipe na formulação de projetos, cujas implementações sempre tinham planejamento e treinamento conjunto da equipe sob a liderança do chefe. Nesse sentido todo o sucesso da empresa se desenhava visivelmente nos resultados financeiros positivos. Havíamos sepultado definitivamente qualquer expectativa de resultados negativos. Podíamos comemorar o sucesso e o caixa estava plenamente abastecido.
Lamentavelmente tudo se volatilizou durante essa madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário